• Motoaction

Eric Granado - Espanhol de Superbike


Crédito: Agusti Abiola/Mundo Press


Há mais de um mês morando na Espanha, Eric Granado está em preparação para disputar o Campeonato Espanhol de Superbike 2021, que começa nos dias 10 e 11 de abril, no Circuito de Jerez de la Frontera. Integrante da Team Honda Laglisse, o brasileiro mantém uma rotina bastante intensa, que inclui treinos físicos e com moto.

Nos últimos dias (26, 27 e 28/3), o piloto realizou sessão de testes com a CBR 1000RR-R Fireblade SP, modelo que chegará em breve ao mercado nacional. “Esse segundo teste foi bastante positivo, desta vez em Jerez, mesmo local da abertura do campeonato. Tem sido um início de trabalho muito bom com a equipe. Primeiro em Almería, em fevereiro, e agora nesse fim de semana. Estou conseguindo evoluir a cada dia e me adaptando cada vez mais à moto. Faltam apenas duas semanas para iniciarmos a competição e estou mais motivado do que nunca para esse novo desafio”, diz o tetracampeão do SuperBike Brasil na principal categoria. O Team Honda Laglisse conta também com os pilotos espanhóis Jordi Torres e Javier Airtime, além do francês Phillip Le Gallo, sendo que os tempos dos testes não foram divulgados. O chefe da equipe, fundada em 1984 e dona de 25 títulos do FIM CEV Repsol e um Campeonato Mundial na Moto3, é Jaime Avilés.

Embora a fase ainda seja de adaptação ao novo estilo de vida, Eric Granado conta que conseguiu se encaixar bem nesse primeiro momento, mesmo com um obstáculo climático. “Por enquanto está muito frio por aqui, algo que não estou acostumado. É diferente pedalar e fazer os treinos do dia a dia com baixas temperaturas, mas estou conseguindo superar”, destaca o brasileiro. Todo mundo sabe que competir fora do Brasil exige muitos sacrifícios, mas o fato de já ter vivido na Espanha tem ajudado o brasileiro. “Tenho amigos aqui, o que faz com que eu me sinta um pouco em casa. Mesmo assim, é outro país, com outros costumes e cultura. Não é fácil ficar longe da família, da minha namorada e de todos com quem convivia. Mas tudo isso faz parte desse novo desafio e desse importante momento da minha carreira”, evidencia Granado, que tem patrocínio da Honda Brasil. Sobre a pandemia, ele comenta que na Espanha a situação está muito melhor que em outros países da Europa e no Brasil. “As restrições estão bem mínimas. Já estamos com uma vida praticamente normal por aqui. É claro que tem todos os cuidados sanitários, como uso de máscara e álcool gel. Nada está limitando os treinos e a preparação. Nenhuma atividade recente foi cancelada até o momento por causa da Covid-19”, comenta o piloto de 24 anos. Em relação aos treinos físicos, Eric Granado conta com dois profissionais. “Faço a preparação com meu personal, que é um treinador específico para piloto. É um trabalho voltado para a motovelocidade e para os pontos que preciso focar mais. Está sendo muito bom e estou conseguindo evoluir fisicamente. Com o fisioterapeuta, o trabalho não só me recupera, como me fortalece alguns pontos, como meu ombro, depois de uma lesão que tive”, ressalta. Assim como fazia no Brasil, Granado já conseguiu treinar supermoto na Espanha. “Ainda não deu para praticar o flat track nem motocross, por conta da agenda que está bem apertada. Já o supermoto, treinei três vezes. É uma modalidade muito completa. A gente anda em kartódromo e eu tenho uma CRF 450R, que é uma moto muito potente para esse tipo de pista, o que exige bastante fisicamente. Isso me ajuda a aprimorar e melhorar o controle de derrapagem, fundamental na preparação para as provas de superbike”, explica. Calendário Campeonato Espanhol de Superbike 2021 1ª etapa – 10 e 11 de abril – Jerez 2ª etapa – 15 e 16 de maio – Navarra 3ª etapa – 19 e 20 de junho – Aragão 4ª etapa – 17 e 18 de julho – Barcelona/Catalunha 5ª etapa – 28 a 29 de agosto – A confirmar 6ª etapa – 23 e 24 de outubro – Valência 7ª etapa – 30 e 31 de outubro – Jerez

Posts recentes

Ver tudo