• Motoaction

Expomoto 2022


Fotos Celestino Flaire Jr.

Sem contar com o Salão Duas Rodas neste ano, que acabou sendo transferido para 2023, e aproveitando nossa recente visita à Portugal para cobrir os GP de Portugal e Itália do Mundial de Motocross, visitamos o maior salão de Portugal, que acontece neste mês (maio) no distrito do Porto. O Expomoto acontece entre os dias 05 a 08 de maio, 25a. edição do salão, com exposição de motocicletas, acessórios e equipamentos do setor. O evento é realizado no Exponor, localizado no distrito do Porto, em Matosinhos. Segundo o organizador, o evento conta Com um longo histórico de sucesso, desde a sua estreia em 1995, sendo uma referência e um verdadeiro acontecimento para os amantes das 2 rodas, para conhecer de perto as propostas das marcas. e que é um ponto de encontro para todos os apreciadores de motos, atraindo sempre milhares de visitantes oriundos de todos os pontos do país e até de Espanha, que reconhecem a feira como uma oportunidade privilegiada para contatar de perto com as apresentações das marcas.


Apesar do país não possuir fábricas das marcas internacionais, seus representantes estão presentes no evento, como a Aprilia, BMW, Harley-Davison, Honda, Kawasaki, KTM, Husqvarna, Royal-Enfield, Suzuki, Triumph, Yamaha entre outras, além do único fabricante nacional, a AJP. Quanto as empresas de equipamentos e acessórios, destaque da Alpinestars, que também está expondo pelo seu representante, a Multimoto, que também representa diversas outras marcas, como a FMF, Progrip, Galfer, Mitas entre outras, Mas outras marcas conhecidas no Brasil estavam presentes, como a HJC, Leatt, Shark, TCX, Kayaba e Showa. Encontramos também marcas pouco conhecidas pelos brasileiros, como a Voge, Zontes e outras que já foram presentes no Brasil, como a Indian, Zero, Lambretta. Mas senti a falta de uma das maiores empresas do setor em Portugal, a Polisport, que não está presente no evento.


Multimoto, representante de grandes marcas como a Alpinestars

A icônica Lambretta

Voge 650 DSX

Os estandes são simples e funcionais, diferente dos que os brasileiros estão acostumados diante do Salão Duas Rodas, que acabou sendo cancelado neste ano e só acontece em 2023. Segundo o organizador, são mais de 100 expositores, e o espaço também é inferior ao Salão Duas Rodas, mas atende as necessidades dos expositores. "A EXPOMOTO apresenta-se como o maior evento deste segmento que há em Portugal" comentou Luis Figueiredo, Diretor de Marketing da Yamaha Motor Europe.


Podemos destacar modelos que devem ser lançados no Brasil e outros que somente na Europa vamos encontrar, e de cara podemos falar da Yamaha Téneré 700, modelo que já está sendo comercializado no continente europeu desde final de 2019, e vale pontuar que pessoalmente ela é mais bonita. Outro destaque do estande da Yamaha são os modelos comemorativos pelos 60 anos de competições da marca, com a R1 e R125 com as cores clássicas das motos de competição da Yamaha dos anos 1990.


Yamaha Ténéré 700

Yamaha R125 e R1 comemorativas dos 60 anos de competições da marca

Já ao estande da marca alemã BMW, encontramos a scooter elétrica CE 04, com seu estilo futurista e diferenciado, assim como a sua custom 1800 boxer cruiser, muito estiloso. No caso da Honda, podemos destacar o esperado modelo scooter da marca que está prestes a ser lançado no Brasil, a Honda Forza 350, mas também vale pontuar modelos de pequena cilindrada, como as pequenas CB 125R e a CB 125F. No caso da marca anglo-indiana, a Royal Enfield, destaque para a Himalayan Scram 411, a primeira Crossover de aventura. Já a marca britânica Triumph, destacou a Tiger 1200, que já chegou ao mercado brasileiro, e a Tiger Sport 660, que ainda deve estar na lista dos próximos lançamentos da subsidiária brasileira.


A scooter elétrica BMW CE 04

BMW 1800 Boxer cruiser

Honda Forza 350

Honda CB 125R

Honda CB 125F

Royal-Enfield Himalaya Scram 411

Triumph Tiger 1200

Tiger Sport 660

A marca centenária norte-americana, Harley-Davison, também é destaque no país, e claro que a vedeta da marca em Portugal também a sua primeira motocicleta big trail, a Pan America. Bela também a Husqvarna Norden, o modelo big trail da marca parceira da austríaca KTM. Na Kawasaki, a bela Z125 chama a atenção. E no caso do fabricante português, AJP, o destaque era o protótipo do modelo elétrico Fulgora, com um visual totalmetne futurista para o uso urbano, que segundo o fabricante vai apresentar duas baterias, uma com capacidade para uns 80 kms e outra para mais de 200 kms, e que o seu lançamento está marcado para janeiro de 2023. "AS grandes novidades a apresentar na Expomoto serão a edição especial da AJP PR7 comemorativa dos 35 anos e os dois novos conceitos com motorização elétrica." disse Ariana Pinto, responsável comercial da marca portuguesa.


Harley-Davidson Pan America

Husqvarna Norden

Kawasaki Z 125

AJP elétrica Fulgora

Outro destaque do evento foi a presença do campeão brasileiro de motocross, o português Paulo Alberto, que foi o entrevistado no primeiro dia do evento. "Este evento é importante para o motociclismo português, e aproveitei minha presença em Portugal, enquanto aguardo o início do campeonato brasileiro, para prestigiar o salão." disse Paulo. De qualquer forma, confira imagens de alguns modelos que são destaques deste evento, que é considerado o mais representativo do setor em Portugal.


Entrevista com Paulo Alberto

Honda Monkey

Honda Cub

KTM RC 8C

Benelli TRK 800

Aprilia RSV4 factory









capa_moto_176_abr22.png
capa_guiamoto_jan21.png
CAPA-GUIA-DE-BIKES-2022-ED10-B.jpg
capa_dirt_319_abr22.png
capa_bike_259_mar22.png
728x90.jpg