• Motoaction

Linha Trail


Honda CRF 1000L Africa Twin

Uma das categorias que tem predominado no desejo do público brasileiro é o segmento trail, de modelos mais conhecidos como “aventureiros”, pela sua versatilidade frente aos pisos de asfalto e terra. Esta categoria sempre esteve em uma posição privilegiada no mercado nacional, e não faltam opções para os amantes da aventura, entre big trail e também crossover, incluindo em ambas opções de baixa cilindrada.

Acredito que as características das nossas vias influenciam na procura por esses modelos. E com a possibilidade de percorrer quilômetros e mais quilômetros, muitos a serem “desbravados”, o segmento emergiu com muita força no mercado brasileiro. Sem esquecer que os modelos atuais oferecem todos os atributos de motocicletas esportivas, tanto na tecnologia como no comportamento. Eles estão mais confortáveis e seguros, graças aos diversos sistemas incorporados principalmente em modelos top de linha, que quase são “autônomos”. Não podemos esquecer os eventos que a indústria oferece aos proprietários desses modelos. A promoção de cursos de pilotagem de vários níveis, passeios, viagens nacionais e internacionais e encontros contribuem para maior atração da categoria. São disponibilizados modelos que lhe levarão a outra realidade, para mundos desconhecidos – e com emoções do mundo off-road, o verdadeiro outdoor sobre duas rodas. Eles foram construídos para levá-lo a outro patamar, a novos destinos, que em algumas oportunidades pode ser totalmente desbravador, basta você querer.

Por oferecer essa flexibilidade e ser ideal para viagens de aventura, essas motocicletas apresentam grande procura pelo brasileiro, e com opções acessíveis, o segmento tem tido participação de destaque no setor. A categoria ganhou tantos adeptos que as fábricas passaram a oferecer modelos de baixa cilindrada e a Honda tem um grande sucesso nessa categoria, a Honda XRE 300, que no ano passado sofreu mudanças significativas, como o visual mais robusto e agressivo, novo painel de instrumentos, entre outros atributos. O motor monocilíndrico entrega potência de 25,4 cv com gasolina e 25,6 cv com etanol, torque de 2,76 kgfm (gas.) e 2,8 kgfm (eta.), curso de suspensão dianteira de 245 mm e traseira de 225 mm e sistema de freio com disco dianteiro de 256 mm e traseiro de 220 mm

Honda XRE 300

Mas a fábrica oferece outras opções que podem atendem qualquer tipo de piloto e com preços acessíveis. O modelo de entrada para as grandes cilindradas é a Honda CB 500X, que tem como plataforma a 500F, com potência máxima de mais de 50 cavalos com sistema de embreagem deslizante, oferecendo trocas de marchas mais leves e suaves alem de evitar o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marchas, painel de instrumentos blackout em LCD, novo formato do assento, suporte GPS, alerta de frenagem ESS, que aciona o pisca-alerta automaticamente em caso de frenagens bruscas, curso de suspensão dianteira de 150 mm e na traseira 135 mm, oferecendo muita estabilidade mesmo na terra, e nova roda dianteira de 19 polegadas, para melhor transpor obstáculos e maior conforto em terrenos irregulares.

Honda CB 500X

Para um outro patamar a Honda oferece a NC 750X, modelo considerado crossover mas com qualidade e competência para encarar estradas de terra batida. Com um motor poderoso mas bem controlável, tradição dos modelos da marca, esta motocicleta tem um diferencial, o compartimento no lugar do tanque de combustível, que acondiciona tranquilamente um capacete ou uma mochila, sendo que o tanque (capacidade de 14,1 litros) está localizado abaixo do banco, sendo que para o acesso a tampa, você retira o assento do garupa de forma simples e rápida. Este modelo entrega potência de 54,5 cv e torque de 6,94 kgfm, com curso de suspensão dianteira de 153 mm e traseira de 150 mm e discos de freios de 320 mm de diâmetro na dianteira e 240 mm na traseira.


Honda NC 750X

Mas para aqueles que procuram realmente aventura, a Honda oferece sua “vedete” nesta categoria, a CRF 1000L África Twin. Modelo que foi reativado a alguns anos atrás, esta nova versão apresenta todas as qualidades da tecnologia moderna, conforto e muito desempenho e podemos dizer que é o modelo talvez mais apropriado para os amantes do off road, já que sua plataforma foi a vencedora do Dakar deste ano, a CRF 450 Rally. Ela é pura emoção e aventura, com poderoso motor que entrega uma potência de 88,9 cavalos mas de forma linear e progressiva, modos de pilotagem (Tour, Urban e Gravel), HSTC que permite que o piloto configure o torque da motocicleta com máxima precisão, de acordo com o tipo de terreno e estilo de pilotagem, otimizando a tração e prevenindo que a roda deslize, curso de 230 mm na suspensão dianteira e 220 mm na traseira e tanque de combustível de 18,8 litros.

Este modelo oferece também a versão Adventure Sports, com tanque de combustível de maior capacidade (24,2 l), suspensão traseira com maior curso, protetor de motor mais largo, protetor de carenagem e tanque, pedaleiras e para-brisa maiores e banco plano. Confira abaixo suas especificações e preços, assim como da suas irmãs, faça sua escolha e saia para a estrada a procura de grandes desafios e aventuras.

HONDA XRE 300 ABS

Motor Monocilíndrico, refrigeração a ar

Cilindrada 291,6cc

Alimentação Injeção eletrônica

Transmissão 5 velocidades

Suspensão dianteira Convencional curso 245mm

Suspensão traseira Monoamortecedor curso 225mm

Freio dianteiro Disco 256mm

Freio traseiro Disco 220mm

Potência máxima 25,4cv (gás.)/ 25,6 (eta.) a 7.500rpm

Torque máximo 2,76kgfm (gás.)/2,8 kgfm (eta.) a 6.000rpm

Tanque 13,8 l

Peso (seco) 148 Kg

Preço

HONDA CB 500X

Motor Monocilíndrico, refrigeração liquida

Cilindrada 471cc

Alimentação Injeção eletrônica

Transmissão 6 velocidades

Suspensão dianteira Convencional curso 150mm

Suspensão traseira Monoamortecedor Pro-Link curso 135mm

Freio dianteiro Disco 310mm

Freio traseiro Disco 240mm

Potência máxima 50,4cv a 8.500rpm

Torque máximo 4,55 kgfm a 7.000rpm

Tanque 17,7 l

Peso (seco) 183 Kg

Preço R$ 28.900,00

HONDA NC 750X

Motor Monocilíndrico, OHC, refrigeração liquida

Cilindrada 745cc

Alimentação Injeção eletrônica

Transmissão 6 velocidades

Suspensão dianteira Convencional curso 153mm

Suspensão traseira Monoamortecedor Pro Link curso 150mm

Freio dianteiro Disco 320mm

Freio traseiro Disco 240mm

Potência máxima 54,5 cv a 6.250rpm

Torque máximo 6,94 kgfm a 4.750rpm

Tanque 14,1 l

Peso (seco) 210 Kg

Preço R$ 33.980,00

HONDA CRF 1000L AFRICA TWIN/ADVENTURE SPORTS

Motor Monocilíndrico, OHC, refrigeração liquida

Cilindrada 999cc

Alimentação Injeção eletrônica

Transmissão 6 velocidades

Suspensão dianteira Invertida curso 230mm/ 224mm

Suspensão traseira Monoamortecedor Pro Link curso 220mm/252mm

Freio dianteiro Disco 310mm

Freio traseiro Disco 256mm

Potência máxima 88,9 cv a 7.500rpm

Torque máximo 9,5 kgfm a 6.000rpm

Tanque 18,8 l/ 24,2 l

Peso (seco) 216 Kg/ 224 kg

Preço R$ 58.860,00/R$ 65.694,00