• Motoaction

MotoGP - Granado vence na MotoE e Bagnaia na MotoGP


Eric Granado/LCR

Neste fim de semana (25 e 26/06) aconteceu o GP de Assen, na Holanda, e neste domingo vitória do piloto que conquistou a pole, Francesco Bagnaia da Ducati, com a Marco Bezzecchi da VR46, Maverick Vinales da Aprilia, seu companheiro Aleix Espargaro e fechando os cinco primeiros, Brad Binder da KTM. O então líder Fabio Quartararo da Yamaha acabou caindo duas vezes e acabou abandonando a prova, e com este resultado, ele mantém a liderança com uma vantagem de 21 pontos para Aleix.


Augusto Fernandez venceu a Moto2, seguido por Ai Ogura, Jake Dixon, Celestino Vietti e Bo Bendsneyder. Na Moto3, primeiro lugar para Ayumu Sasaki, com Izan Guevara em segundo, Sergio Garcia em terceiro, Tatsuki Suzuki em quarto e Xavier Artigas em quinto.


Eric Granado alcançou sua terceira vitória na temporada da Copa do Mundo de MotoE no final da manhã deste domingo (26), ao triunfar na segunda corrida da etapa da Holanda, disputada no circuito de Assen. O brasileiro da equipe LCR largou da segunda posição, tomou a liderança no terceiro giro, e viu a corrida ser encerrada em bandeira vermelha pouco depois por conta de um forte acidente.


Em função da instabilidade do tempo, os pilotos executaram três vezes o procedimento pré largada, incluindo troca de pneus de seco para o de chuva – o que nem todos fizeram. Mas foi o acidente entre os espanhóis Miquel Pons e Marc Alcoba na curva 5 que acabou por causar a bandeira vermelha e o final prematuro da prova por razões de segurança – havia trechos molhados e outros secos, gerando condições muito instáveis para os pilotos.


Brasileiro é vice-líder – Por conta da pequena distância percorrida neste domingo, equivalente a metade das voltas programadas, o resultado rendeu apenas metade dos pontos para todos os classificados. Ainda assim, o brasileiro mantém a vice-liderança do campeonato e se torna, ao lado de Dominique Aegerter, o maior vencedor da temporada, com três triunfos.

“Foi uma vitória estranha, em uma corrida de apenas três voltas. Na largada, eu pensei em logo chegar à primeira posição desde o começo para, caso houvesse uma bandeira vermelha de algum acidente, eu estivesse na frente. E assim foi. Então, estou feliz, e quero agradecer a toda minha equipe pelo trabalho. Ontem dormi com um gosto amargo pela vitória que escapou por alguns metros apenas. Mas hoje nós vencemos, mesmo que com a metade dos pontos”, disse Granado.


Após a etapa de Assen, Granado soma 126,5 pontos na segunda posição, 31,5 pontos a menos que o suíço Dominique Aegerter, seu principal adversário na disputa pelo título da categoria de motos elétricas.


A Copa do Mundo de MotoE terá um hiato de praticamente dois meses sem corridas, retomando a temporada 2022 nos dias 20 e 21 de agosto, no Red Bull Ring, na Áustria.


Francesco Bagnaia/Ducati

Os três trocaram muitas ultrapassagens, com direito a um toque de Aegerter em Granado, que desestabilizou a moto do brasileiro e o fez cair para terceiro. Nos metros finais, em uma manobra arrojada, Eric mergulhou para cima dos rivais e o trio cruzou a linha de chegada praticamente emparelhado. A vitória coube ao suíço Aegerter, seguido por Granado e o italiano Casadei.

“Foi uma grande corrida e uma grande batalha pela vitória. O (Dominique) Aegerter forçou para me passar na última volta, infelizmente. Perdi um pouco de tempo, mas dei meu máximo para conseguir chegar e terminar em segundo. A vitória não veio, mas consegui mais um pódio, e vou lutar para subir mais uma posição na corrida de amanhã”, disse Granado, vice-líder do campeonato. A liderança é de Aegerter.


A segunda corrida da MotoE em Assen será disputada neste domingo (26), a partir das 10h30, com transmissão da ESPN e do Star+.

capa_moto_178_jun22.png
capa_guiamoto_jan21.png
capa_bike_GUIA22.png
capa_dirt_321_jun22.png
capa_bike_263_jul22.png
728x90.jpg