• Motoaction

Mundial de Superbike - Rea conquista sua vitória número 100


Neste final de semana (22 e 23/05) acontece a abertura do Mundial de Superbike na Espanha, no circuito de Aragon. E o início da temporada trouxe mais história para o livro dos recordes, já que Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) conquistou uma vitória impressionante na Corrida 1 no MotorLand Aragon, a sua centésima vitória no Mundial, o primeiro homem a vencer 100 corridas em uma única classe de campeonatos mundiais da FIM.


Rea comemora vitória número 100

Rea liderou com seu companheiro de equipe, Alex Lowes voltando para casa em segundo lugar, a quatro segundos de Rea depois de desafiá-lo nos primeiros estágios das corridas. Lowes estava sob pressão de Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha com BRIXX WorldSBK) e terminou em segundo lugar apenas 0,043s à frente do turco.


Rea conseguiu manter a liderança da corrida, mas foi imediatamente pressionado pelo companheiro de equipe Lowes, com Lowes parecendo ser aquele que negaria a Rea sua 100ª vitória no WorldSBK por enquanto.


Scott Redding (Aruba.It Racing - Ducati) correu em terceiro nas primeiras etapas da corrida, mas não conseguiu acompanhar o ritmo das Kawasakis na frente. Garrett Gerloff (GRT Yamaha WorldSBK Team), Chaz Davies (Equipe GoEleven) e Razgatlioglu (que largou em décimo, conseguiram permanecer na disputa do pódio, mas não desafiaram as Kawasakis nos estágios iniciais.


Razgatlioglu foi o primeiro piloto a passar por Redding no lado esquerdo da Curva 1, permitindo ao turco começar a perseguir os Kawasakis na frente. Davies seguiu uma volta depois com uma ultrapassagem sensacional sobre Redding na Curva 2, com Davies procurando aumentar seu total de vitórias em Aragon.


Depois de ultrapassar Razgatlioglu, a estrela turca tinha os olhos postos em Lowes, que seria o seu próximo alvo para o segundo lugar, com Razgatlioglu capaz de ultrapassar Lowes antes de começar a mover o seu alvo para Rea. O piloto da Yamaha não conseguiu escapar de Lowes e Davies, mas começou a rodar mais rápido do que Rea a cerca de cinco voltas do fim, embora não rápido o suficiente para colocar pressão sobre Rea nos momentos finais da corrida.


Na volta 16, Lowes tentou ultrapassar Razgatlioglu na Curva 4 e passou rapidamente à frente, mas o piloto turco conseguiu frear mais tarde, um tema que correu ao longo das últimas voltas da corrida. Na última curva, Lowes novamente avançou brevemente, mas Razgatlioglu foi capaz de quase defender sua posição, embora o piloto britânico finalmente tenha conseguido passar na Curva 1 na volta 17. A batalha não acabou quando a corrida chegou ao fim enquanto os dois duelavam fora, com Lowes vencendo em uma corrida de arrancada para a linha de chegada, sendo que Lowes e Razgatlioglu reivindicando seu 25º pódio no WorldSBK.


A batalha permitiu que Redding e Alvaro Bautista (Team HRC) se aproximassem da disputa pelo segundo lugar, embora Redding tenha derrubado Bautista quando ele se aproximava da batalha, criando uma briga a quatro pelo segundo lugar; embora Bautista tenha caído na última volta na Curva 2, obrigando o espanhol a desistir. Depois de perder no início da corrida, Redding foi capaz de obter o quarto lugar do ex-companheiro de equipe Davies no início da última volta, com Redding em quarto e Davies em quinto.


Tom Sykes (BMW Motorrad WorldSBK Team) não conseguiu converter o terceiro lugar para um pódio, mas, após uma partida difícil, conseguiu controlar o seu pneu SCX para chegar a casa em sexto lugar na primeira corrida da sua M 1000 RR. Michael Ruben Rinaldi (Aruba.It Racing - Ducati) conseguiu um sétimo lugar, cerca de dois segundos à frente de Leon Haslam (Team HRC).


A estrela americana Garrett Gerloff (GRT Yamaha WorldSBK Team) terminou nos dez primeiros em MotorLand Aragon, sete segundos à frente do piloto de fábrica da Yamaha, Andrea Locatelli (Pata Yamaha com BRIXX WorldSBK), que terminou entre os dez primeiros em sua primeira corrida do Mundial. Michael van der Mark (BMW Motorrad WorldSBK Team) terminou em 11º na sua estreia pela BMW.



Pódio da primeira prova com Lowes (a esq.), Rea e Toprak






Posts recentes

Ver tudo