• Motoaction

Mundial de Superbike - Redding da Ducati vence neste domingo


Scott Redding/Ducati

A primeira etapa do campeonato Mundial de Superbike aconteceu neste fim de semana (22 e 23/05) no circuito de Aragon na Espanha. Na principal categoria, a Superbike, a vitória deste domingo ficou nas mãos de Scott Redding da Ducati, com o vencedor do sábado, Jonathan Rea (Kawasaki) em segundo com o seu companheiro de equipe, Alex Lowes em terceiro, seguido por Tom Sykes (BMW) e Michael Van Der Mark (BMW).


A corrida - Uma pancada de chuva mais cedo deixou a pista molhada mas a secar ao longo do dia e, embora houvesse uma linha de secagem aparecendo, a maioria dos pilotos decidiu correr com os pneus para pista molhada. Enquanto a pista secava ainda mais, Redding conseguiu fazer seus pneus slick trabalharem para passar para a frente e não olhou para trás.


Os corredores intermediários começaram a corrida próximos ao seis vezes campeão mundial Rea, sendo que Gerloff conseguiu passar Lowes pelo segundo lugar. Ele logo estava de olho em Rea, mas terminou com Gerloff saindo de sua moto e Rea fazendo uma viagem pelo cascalho na Curva 14; um incidente que custou lugares a ambos os pilotos e foi colocado sob investigação pelos comissários FIM WorldSBK, e Gerloff recebeu uma pena de volta longa; o primeiro piloto do WorldSBK a receber tal penalidade.


O incidente permitiu que Lowes, Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha com BRIXX WorldSBK) e Michael van der Mark (BMW Motorrad WorldSBK Team) saltassem à frente de Rea, com Razgatlioglu desafiando Lowes pela liderança da corrida antes de van der Mark conseguir seu ex-companheiro de equipe para dar ao BMW M 1000 RR sua primeira volta na liderança.


O drama nunca esteve longe nesta corrida e que continuou ao longo dos dez primeiros com uma batalha a três pelo sexto lugar entre Razgatlioglu, Folger e Gerloff; a estrela turca quase se recuperou de Gerloff e Folger, que começou com pneus slick. Andrea Locatelli (Pata Yamaha com BRIXX WorldSBK) foi nono com Lucas Mahias (Kawasaki Puccetti Racing) garantindo seu primeiro resultado nos dez primeiros.


Alvaro Bautista (Team HRC) voltou para casa em 11º lugar, à frente de um trio de estreantes, com Kohta Nozane (GRT Yamaha WorldSBK Team) garantindo mais pontos no seu primeiro fim de semana no Mundial, Isaac Viñales (Orelac Racing VerdNatura) em 13º e Axel Bassani (Motocorsa Racing) em 14º num fim-de-semana impressionante para o piloto mais jovem da categoria. Christophe Ponsson (Alstare Yamaha) foi a última posição com 15º, terminando na frente de Rinaldi.


Eugene Laverty (RC Squadra Corse) foi o único piloto BMW fora dos dez primeiros, terminando à frente de Leandro Mercado (MIE Racing Honda Team) que foi 18º. Chaz Davies (Team GoEleven) foi o primeiro a ser vítima das difíceis condições ao sair de sua Ducati Panigale V4 R na curva, forçando o galês a se retirar da Corrida 2 na primeira volta da corrida. A prova de Leon Haslam (Team HRC) terminou na 5ª volta depois de ele ter saído da Honda na Curva 2, com o piloto britânico se retirando da corrida. Tito Rabat (Barni Racing Team) foi mais uma aposentadoria depois de cair na Curva 1. Davies conseguiu terminar a corrida em 19º, apesar do acidente, à frente da dupla da TPR Team Pedercini Racing Loris Cresson e Samuele Cavalieri,


Resultado do domingo


1.Scott Redding (Aruba.It Racing - Ducati)

2.Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) + 9.856s

3.Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) + 10.434 s

4.Tom Sykes (BMW Motorrad WorldSBK Team) + 12.094s

5.Michael van der Mark (Equipe BMW Motorrad WorldSBK) + 16.234s



Jonathan Rea (1)

Na categoria Supersport, primeiro lugar para Steve Odendall (Yamaha), com Raffaele De Rosa (MV Agusta) em segundo e Jules Cluzel (Yamaha) na terceira posição. Os brasileiros Ton e Meikon Kawakami da equipe AD78 Yamaha conquistaram neste domino um sexto e décimo lugares respectivamente na categoria Supersport 300, lembrando que Ton marcou a Pole desta primeira etapa do campeonato. Na prova domínio total da Kawasaki com os cinco primeiros acelerando a marca japonesa, com vitória de Tom Booth-Amos (Kawasaki), seguido por Unai Orrade (Yamaha), Adrian Huertas (Kawasaki), Yuta Okaya (Kawasaki) e fechando os cinco primeiro, Ana Carrasco (Kawasaki).



Tom Booth-Amos (69), Ton (87) e Meikon (83)









Posts recentes

Ver tudo