• Motoaction

Mundial de Superbike - Toprak vence GP da Grã-Bretanha e assume liderança


Toprak Razgatlioglu/Yamaha - Foto worldsbk.com

Neste final de semana aconteceu mais uma etapa do Mundial de Superbike, com o GP da Grã-Bretanha, e depois de um fim de semana cheio de drama em Donington Park, a Corrida 2 rendeu ainda mais com Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha) conquistando a segunda vitória do fim de semana após Jonathan Rea (Kawasaki ) cair na corrida apenas uma volta depois de passar Razgatlioglu para a liderança da corrida.


Rea conseguiu manter a liderança da corrida de seus rivais mais próximos, mas se viu sob a pressão de Razgatlioglu nos estágios iniciais da corrida de 23 voltas, depois que a estrela turca mais uma vez recuperou posições desde o início, ficando em segundo lugar na saída da Curva 1.


Razgatlioglu fez sua jogada em Rea na volta 4, para passar para a liderança da corrida enquanto procurava sua segunda vitória no fim de semana e para diminuir a diferença no campeonato para Rea. Apesar de ter perdido para Razgatlioglu, Rea manteve a pressão.


A pressão de Rea valeu a pena na volta 10, quando Razgatlioglu cometeu um erro na mesma curva em que passou Rea para a liderança quando ele correu ao lado com sua Yamaha YZF R1, permitindo que Rea voltasse à liderança da corrida, mas apenas uma volta depois Rea caiu fora dos pontos, voltando à corrida em 20º lugar na volta 11; Rea terminou a corrida em vigéssimo.


Garrett Gerloff (GRT Yamaha) obteve o seu melhor resultado da campanha de 2021 com o segundo lugar depois de aproveitar a queda de Rea e passar por Tom Sykes (BMW), que conquistou seu segundo pódio consecutivo com a terceira posição. Scott Redding (Ducati) ficou com a quarta posição, seguido por Michael van der Mark (BMW).


Depois desse resultado, Toprak assume a liderança da categoria, com uma vantagem de dois pontos sobre Rea, sendo que Redding vem na terceira posiç˜ão com uma desvantagem de 66 pontos para o líder. Será que Rea encontrou finalmente um adversário na disputa pelo título?


Classificação geral


Superbike

1-Toprak Razgatlioglu/Yamaha - 183

2-Jonathan Rea/Kawasaki - 181

3-Scott Redding/Ducati - 117

4-Alex Lowes/Kawasaki - 114

5-Michael Rinaldi/Ducati - 94