• Motoaction

Pilotos da Yamaha Racing Brasil estreiam no Mundial de Superbike 2022


Ton Kawakami e Turquinho Jr. estão prontos para a estreia no Mundial de Superbike

As pistas europeias recebem novamente um arrastão verde-amarelo neste fim de semana com a estreia de uma dupla de jovens pilotos brasileiros. Ton Kawakami, 22 anos, e Humberto Maier, o Turquinho Jr., de 16 anos, aceleram para a primeira etapa do Campeonato Mundial de Superbike, o WSBK, que acontece entre os dias 8 e 10 de abril no Circuito MotorLand Aragon, na Espanha.


A transmissão de todas as 12 rodadas do WSBK será feita pela BandSports, com narração e comentários em português, e é um oferecimento da Yamaha aos fãs brasileiros da motovelocidade.


Ton e Turquinho já estão na Europa há cerca de um mês, onde fizeram a pré-temporada na Espanha e em Portugal com a AD78 Team Brasil by MS Racing. Na terça-feira (5), a dupla ainda participou do último teste antes da primeira corrida, já na pista de estreia. Seriam dois dias na pista de Aragon, mas por conta de problemas com o transporte das motos os brasileiros participaram apenas do último dia de testes.


Na combinação de tempos - que considera os dois dias - Kawakami fez o P11, enquanto o estreante Tuquinho Jr. ficou no P14, a 1,3 segundos do líder, o holandês Vitor Steeman, que fez 2'06,509s - muito próximo do recorde em corrida nesta pista, protagonizado por Meikon Kawakami em 2021, com 2'06,316s. Ton cravou 2'07,597s e Humberto 2'07,823, numa excelente estreia na categoria.


Prontos para a luta


Mais experiente e com grandes resultados nos últimos anos, Ton Kawakami conduz a YZF-R3 em busca do título. O jovem brasileiro tem no currículo o Bicampeonato Brasileiro da Yamalube R3 bLU cRU Cup, Bicampeonato Brasileiro 1000 Milhas de Interlagos e o título de Campeão Brasileiro 600 SuperSport, além de ter sido o primeiro brasileiro a conquistar uma pole position no Mundial de Superbike, em Donington Park, em 2019.


“Terminamos o teste aqui em Aragon e finalizei entre os Top 10 hoje (terça-feira). Estou contente, tivemos bastante trabalho com a moto. Ainda falta um pouco para a corrida e eu com certeza vou estudar até lá, o final de semana promete”, garantiu Ton.


Turquinho Jr., que se destacou no campeonato europeu em 2021, será o companheiro de equipe de Ton Kawakami, estreando no Mundial de SBK na categoria SSP300, com a YZF-R3. “Estou muito ansioso para estrear neste fim de semana no Mundial, vai ser um ano de muito trabalho e desafios. Não vejo a hora”, apontou.


A equipe AD78 Team Brasil by MS Racing tem o patrocínio de Yamaha Racing Brasil, FIM LA, PlayStation, PS5, M78, Terranew Motos, Pirelli, Tutto Moto, LS2 e HUCKSTERS, Alpinestars, iPlantforest e Camargo.



Mais estreias


Fabio Florian, Kevin Fontainha, Gustavo Manso, Enzo Valentim e Eduardo Burr representam o Brasil na Yamaha R3 bLU cRU European Cup

Quem também entra na pista neste fim de semana são os jovens pilotos da AD78 Team Brasil by MS Racing que vão disputar a R3 bLU cRU European Cup. A primeira etapa do campeonato também acontece em Aragon, em paralelo ao campeonato mundial.


Eduardo Burr, Enzo Valentim, Fábio Florian, Gustavo Manso e Kevin Fontainha formam a esquadra brasileira que estará nas pistas. Os jovens pilotos estão sob a gestão da Yamaha AD78 Team Brasil e são coordenados pelo ex-piloto Alan Douglas, que é o chefe da equipe.


A programação oficial da primeira rodada do WSBK começa na sexta-feira (8), com os treinos livres a partir das 4h45 (horário de Brasília), No sábado (9), a corrida 1 está marcada para às 7h40. Já no domingo (10), a corrida 2 está prevista para ocorrer a partir das 10h15.

capa_moto_176_abr22.png
capa_guiamoto_jan21.png
CAPA-GUIA-DE-BIKES-2022-ED10-B.jpg
capa_dirt_319_abr22.png
capa_bike_259_mar22.png
728x90.jpg