• Motoaction

Quartararo vence na Catalunha e mantém liderança na MotoGP


Impecável. Esta é a palavra para definir a corrida de Fabio Quartararo da Yamaha na manhã deste domingo (5) no Grande Prêmio da Catalunha, na Espanha, que terminou com a vitória do francês – a segunda na temporada – e uma disparada na liderança do campeonato rumo ao título de 2022.


“El Diablo” largou bem da primeira fila, mostrando confiança na moto e rapidamente tomando espaço – o que foi uma decisão acertada, pois um acidente logo atrás dele tirou três adversários da disputa pela vitória. Com a confusão, Quartararo não perdeu tempo, abaixou a cabeça e acelerou para se distanciar do grupo e assumir a ponta.


Rapidamente, o francês abriu 3 segundos de distância para o P2, o espanhol Jorge martin da Pramac Ducati, e seguiu acelerando, em um passeio solitário e intocável. Ao final, o atual campeão da MotoGP concluiu a corrida com nada menos que seis segundos de vantagem – e mais 25 pontos na conta. Quartararo soma agora 147 pontos na classificação geral do campeonato e está 22 pontos à frente do segundo colocado, o espanhol Aleix Espargaro da Aprilia. O francês Johann Zarco da Pramac Ducati ficou com a terceira posição, seguido pelo espanhol da Suzuki, Joan Mir, e o compatriota Aleix.


Na Moto2 vitória do líder da categoria, o italiano Celestino Vietti, seguido pelos espanhois Aron Canet e Augusto Fernando, o britânico Jake Dixon e fechando os cinco primeiros, o alemão Marcel Schrotter. O espanhol Izan Guevara venceu a Moto3, seguido pelo compatriota David Munoz, o japonês Tatsuki Suzuki, o espanhol Sergio Garcia e o turco Deniz Oncu.


A MotoGP agora faz uma pausa e retorna em duas semana para o Grande Prêmio da Alemanha, no dia 19 de junho.


Classificação geral


1. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) – 147 pontos

2. Aleix Espargaro (Aprilia Racing) – 125 pontos

3. Enea Bastianini (Gresini Racing MotoG) – 94 pontos

4. Johann Zarco (Prima Pramac Racing) – 91 pontos

5. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 81 pontos






capa_moto_178_jun22.png
capa_guiamoto_jan21.png
capa_bike_GUIA22.png
capa_dirt_321_jun22.png
capa_bike_261_mai22.png
728x90.jpg