• Motoaction

Yamaha revela as novidades da Yamalube R3 bLU cRU Cup - South America


A Yamalube R3 bLU cRU Cup - South America, que já está em sua sexta temporada, é a categoria mais inovadora, disputada e reveladora de novos talentos na motovelocidade brasileira. Foi ela quem abriu as portas para os irmãos e pilotos Ton e Meikon Kawakami, que há 3 anos exploram novas pistas no Campeonato Mundial de Superbike 300 - WorldSSP300.


Com o patrocínio da Yamaha Racing Brasil e realização da AD78 Team Brasil, os pilotos têm suporte total, desde o sorteio das Yamaha YZF-R3 ABS em condições iguais de uso, garantindo igualdade e transparência na competição, aos equipamentos de segurança, como capacete e macacão, e até mesmo ao auxílio mecânico.


Em 2021, são 48 pilotos, ao invés dos 35 do ano passado, nas faixas etárias de 12 a 63 anos, que estão divididos entre homens e mulheres de todo o Brasil e de países da América Latina, como Peru e Argentina.


O grid da R3 Cup leva em conta a segurança e o nível de habilidade dos participantes. E já que a quantidade de pilotos aumentou e a faixa etária é bastante ampla, dividimos em duas categorias em corridas separadas, compostas por 27 pilotos na Talent, e 21 na R3. Em um fim de semana de competição, são disputadas duas corridas no sábado, e duas corridas no domingo.


A categoria Talent é composta por pilotos com idade entre 12 e 22 anos, e seu objetivo maior é seguir revelando os jovens talentos. Já na categoria R3, a faixa etária dos participantes é maior, acima dos 23 anos, e é formada em grande parte por pilotos experientes, muitos vindos de categorias de motos de maior cilindrada.


Um dos destaques da R3 Cup é o equilíbrio e as disputas acirradas, que na temporada de 2020 levou 10 diferentes vencedores ao topo do pódio nas 10 corridas realizadas.


Para promover essa igualdade e o real talento, as Yamaha YZF-R3 utilizadas na categoria são rigorosamente iguais. Além disso, os pilotos só têm acesso às motos após um sorteio que determina qual moto ele utilizará no início dos treinos classificatórios, evitando assim qualquer tipo de adulteração e impedindo que os pilotos voltem a utilizar a mesma moto.


Mesmo frente às restrições impostas por conta da Pandemia do Covid-19, que infelizmente impossibilitou o público de acompanhar presencialmente as etapas da Yamalube R3 bLU cRU Cup em 2020, a categoria continuou seu processo de evolução, alcançando um nível de profissionalismo inédito no país e se tornando referência entre os pilotos e imprensa especializada.


O maior exemplo disso é que na R3 Cup, como nenhuma outra categoria no Brasil, os pilotos participantes recebem importantes ensinamentos para seguirem evoluindo no esporte, com estrutura compatível com as existentes nas melhores equipes da Europa e Estados Unidos.


O Yamaha fornece as motocicletas YZF-R3 prontas para a corrida, incluindo pneus, combustível, supervisão e assistência técnica. Além disso, oferece suporte de mecânicos da Yamaha Racing Brasil, engenheiro de telemetria, estrutura de box, transporte e manutenção das motos, Serviços de suporte para limpeza dos capacetes LS2 e ajustes dos macacões 2MT e seguro (opcional) para reposição de peças em caso de queda. Tudo incluso no valor de R$ 18 mil pela temporada completa, um preço muito acessível para os padrões dos esportes a motor.


Outra iniciativa da R3 Cup que ganhou destaque em 2020 e segue na temporada 2021 diz respeito à sustentabilidade. Todo o gasto de carbono, desde o combustível consumido nas etapas até a logística e transporte das motos nas 20 corridas do campeonato serão compensados em parceria com a iPlantForest, que realiza o reflorestamento em larga escala, possibilitando a recuperação de áreas degradadas ou o plantio de novas áreas com o objetivo de neutralizar o carbono emitido.


Até mesmo na Europa, onde o Programa bLU cRU tem enorme sucesso e tradição nos campeonatos de motovelocidade, a Copa organizada pela Yamaha Racing Brasil junto ao Campeonato Brasileiro de Motovelocidade ganha visibilidade por conta da revelação de talentos que disputam as provas por lá, como Ton Kawakami e Meikon Kawakami.


E é justamente neste acesso a campeonatos no exterior que está a maior premiação da R3 Cup 2021. Os melhores do ano terão subsídio na inscrição da R3 bLU cRU European Cup. Ao vencedor da temporada, o prêmio corresponderá a 60% do valor da inscrição, enquanto para o vice-campeão, o prêmio será de 40% do valor da inscrição.


Só não assiste as disputas emocionantes da R3 Cup quem não quiser. Haverá transmissão ao vivo no Youtube Yamaha Racing Brasil, no Facebook Yamaha Motor do Brasil e na BandSports, além de toda cobertura no Instagram Yamaha Racing Brasil e no Giro Azul no site www.yamaha-racing.com.br.


A R3 Cup conta com o patrocínio da Yamalube, Banco Yamaha, Eneos, Alemão Pneus, Nacar, Ello, Pirelli, NGK, bLU cRU, 2MT, LS2, AD78, iPlantForest, e apoio da Flip Racing, Jeskap, Retroglass, Design, CZ Chain e Hel.


Confira o calendário de provas:


1ª rodada / 4 a 6 de junho – Curvelo, Minas Gerais

2ª rodada / 25 de junho – Goiânia, Goiás

3ª rodada / 30 de jun. a 1º de agosto – Cascavel, Paraná

4ª rodada / 29 a 31 de outubro – Curvelo, Minas Gerais

5ª rodada / 26 a 28 de novembro – Goiânia, Goiás


Acompanhe toda a adrenalina e emoção da Yamalube R3 bLU cRU Cup - South America e torça para o time azul Yamaha. GOBLUE!











Posts recentes

Ver tudo