Honda apresenta modelos conceitos

14 Nov 2019

 

 

“A ousadia como tradição!” Este poderia ser o lema da HRB -- Honda Research Brasil, divisão de pesquisa responsável pela conceituação e design de diversos modelos vendidos no Brasil pela Honda. E, como de hábito, o Salão Duas Rodas representa o cenário ideal mostrar parte do trabalho de desenvolvimento realizado pela equipe sediada em São Paulo, cujo dia a dia é feito à base de muita criatividade. 

Propor inovações que eventualmente possam influenciar o design dos modelos que chegam às linhas de produção é tarefa intensa, que exige não apenas inspiração, mas um olhar atento a tudo que acontece no mundo e no segmento de motos, como em 2017, no lançamento da versão XRE 300 Adventure, motocicleta está apresentada como conceito no Salão Duas Rodas em 2015 e com a SH 150i DLX, apresentada como conceito em 2017 e disponibilizada ao mercado em janeiro de 2018, como resultado deste estudo de mercado. 

Analisar as tendências da moda, sociais e comportamentais é parte indissociável do processo da equipe do HRB, e que faz as motocicletas Honda ocuparem uma posição de vanguarda estilística e tecnológica. Dentre dezenas de projetos, cinco foram selecionados para serem exibidos aos visitantes do estande Honda no Salão, oportunidade única para os designers do HRB avaliarem as reações do público e aceitação dos modelos, comportamentos que definirão as tendências à serem adotadas no futuro. 

Diversidade dos conceitos: Pop 110i à CB 1000R 
O ecletismo é marca registrada da equipe da HRB, capaz de criar modelos personalizados tanto de modernas supermáquinas como a CB 1000R Neo Sports Café como também da robusta utilitária Pop 110i. Ambas mereceram modelos especiais para exposição no Salão de 2019, assim como a aventureira XRE 300 e a crossover NC 750X. 

Modelo mais popular da Honda no Brasil, a Pop 110i recebeu duas interpretações “by HRB”: a Pop 110i Rally e a Pop 110i Vintage. A primeira se inspira no universo da CRF 1000L Africa Twin que, em comum com a Pop, tem grande versatilidade e resistência. Caracterizam a versão Rally a tonalidade tricolor característica das off-road da Honda, extensiva à banco e gráficos da carenagem, chassi e rodas em vermelho, motor preto com cabeçote vermelho que realçam a esportividade, escapamento com saída pelo alto realizado em aço inox e carbono, como nas CRF´s de competição e os pneus dedicados ao uso em off-road. 

A Pop 110i Vintage traz design que explora o universo do surf com inspiração vintage, cujos destaques são o banco e manoplas de couro sintético envelhecido, pintura fosca com faixas desgastadas, que fazem par com o farol de lente amarelada no saudoso estilo scrambler. O motor assim como as rodas -- calçadas com pneus mistos -- são pretos. Escape em inox, retrovisores cromados e suporte com prancha de surf na lateral completam o modelo. 

 

 

A Honda XRE 300 mereceu uma interpretação que explora o universo da aventura off-road. Tonalidades foscas -- amarelo, preto e areia -- em conjunto com grafismo que remete à rosa dos ventos dá ao modelo o espírito desbravador, complementado por acessórios como malas laterais, cantil e suporte para galão de combustível. Protetor de carenagem, faróis auxiliares e pneus mistos reforçam a “pegada” 100% aventureira desta XRE 300 pensada para chegar às mais extremas paisagens. 

 

 

Para a crossover NC 750X a inspiração dos designers do HRB surgiu de outra fonte. Em vez de aventura e rusticidade, elegância e sofisticação. Detalhes como bolsas laterais, pintura em dois tons com banco de costura dupla fazem par com tonalidades “nobres” como cinza pérola, preto ultra brilho e cobre. O resultado é um modelo que exala charme e requinte, direcionado à um cliente de meia idade, maduro, apreciador do design clássico. 

 

 

 



Estes exercícios de estilo da HRB -- Honda Research Brasil -- culminam com o trabalho realizado com a CB 1000R, que já em versão original explora a tendência batizada de New Sports Café, releitura “ by Honda” das café racers dos anos 1950-1960. 

A proposta da retrabalhada CB1000R é atingir o público aficionado e ligado na tendência retrô de motocicletas, ressaltando ainda mais a linguagem “Café” e clássico do modelo, como se tivesse sido customizado em uma garagem. O modelo, top entre as naked a venda no Brasil, foi retrabalhada no sentido de preservar seu requinte natural, acrescentando detalhes como a pintura do tanque que une preto ao aço escovado com laterais em amarelo perolizado. O mesmo amarelo que aparece na costura do assento, realizado em couro perfurado. O conjunto exclusivo desta caprichadíssima CB 1000R é complementado pelo sistema de escape em preto escovado, motor preto dom detalhes em amarelo, para-lamas, “ shroud” e demais detalhes que exploram o contraste preto-amarelo. Destaca-se na lateral o nº 1, evidenciando se tratar esta Honda CB 1000R a primeira entre todas as naked. 

Os modelos servirão como base de estudos de mercado para a HRB - Honda Research Brasil -- não há previsão de comercializaçao deles no Brasil. 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

capa_bike_231_novembro19.png
capa_dirt_290_novembro19.png
capa_guiadirt_fev19.png
revista_mockup_guia-bike.png
ASSINATURA DIGITAL MA SITE.jpg
CasaFernandes_Sportec_M5_300x250.gif
capa_moto_147_novembro19.png
banner-assineja.jpg
banner-anuncie.jpg
Arroba_banner_300x250px_scooter.jpg